Foto do Convento do Sardoal

Convento de Sardoal – Igreja de Santa Maria da Caridade

Começo com um tema que muito me fascina e ocupa, a fotografia. Tirei estas fotos no verão do ano passado a propósito de um teste de uma máquina fotográfica digital, a Panasonic Lumix G2, realizado a pedido da marca. Como tinha que tirar umas fotografias em ambiente nocturno, para aferir o comportamento da G2 em condições de pouca luminosidade, o primeiro local que me veio à cabeça foi o Convento de Sardoal, assim como é mais conhecido, ou a Igreja de Santa Maria da Caridade, para ser mais preciso.

Escadaria do Convento - foto tirada à noite

Escadaria do Convento – Igreja e Convento de Santa Maria da Caridade

O local tem uma atmosfera fantástica, tanto de dia, como à noite, sendo este último o período do dia a altura em que gosto mais de o visitar. Para quem conhece o Sardoal, talvez perceba esta minha preferência. Talvez a mesma se deva em parte ao culminar de um dos eventos mais famosos da Vila, a Procissão dos Fogaréus, que decorre durante as celebrações da Semana Santa, e de toda a “carga” emotiva que a ocasião nos transmite.

Para quem quiser aprofundar os seus conhecimentos sobre o local, ao que aconselho de imediato a sua visita, deixo aqui dois endereços, o primeiro do site da Autarquia e o segundo de um site sobre o Sardoal, ambos os textos fruto do trabalho de pesquisa realizado por Luís Gonçalves, um Sardoalense que tem dedicado parte da sua vida à investigação histórica, cultural e sociológica sobre o Concelho e as suas gentes.

Janela e portadas da Igreja e Convento de Santa Maria da Caridade

 

Espero que gostem das minhas fotos e que gostem mais ainda do Convento, quando o vierem visitar!

Relacionados: