Livro Steve Jobs by Walter Isaacson

Livro Steve Jobs by Walter Isaacson

Após uma longa ausência aqui do meu blogue, decidi desta vez vir-vos falar em livros. Se bem que fui nestes dias ver o Hobbit, mas esse post terá de ficar para outro dia…

Venho falar-vos de um livro que demorei algum tempo a ler, quer pelo seu elevado número de páginas, quer por ter entretanto iniciado outras leituras. Esta é a biografia oficial e autorizada de um dos meus ídolos. A obra visita toda a sua vida, da nascença à partida. Steve Jobs marcou positivamente toda a era tecnológica moderna (de há uns 40 anos a esta parte), ou melhor dizendo, a maioria das coisas que hoje podemos fazer com os nossos computadores, smartphones, tablets, etc. só nos é possível graças ao seu génio.

E por falar em génio, devo dizer que o de Steve não era “pacífico”. Personalidade forte e vincada, que muitas vezes roçava o extremo da teimosia e pragmatismo, este fundador da marca mais valiosa actualmente, a Apple, que nem curso superior tinha, defendia acerrimamente as suas convicções e ideias, com a perseverança necessária para abrir caminhos nunca antes percorridos, mas também com uma humildade suficiente para admitir os seus erros e chorar.

Não trilhou um caminho fácil ou linear ao longo da sua vida. Steve também seguia o mantra de que a felicidade está na viagem e não no destino, mas esse mesmo percurso deu-lhe a bagagem necessária para enfrentar os mais adversos desafios, como o seu derradeiro, que infelizmente o impediu de ler este livro, muito em culpa da sua grande e exacerbada teimosia.

O livro, versão original em inglês, foi-me oferecido pela Editora Little, Brown e é uma primeira edição de 2011, tendo sido produzido e escrito pelo mago das biografias, Walter Isaacson. Esta é uma primeira experiência do autor em biografias de pessoas vivas, mas o mesmo aceitou o desafio pois Steve Jobs deu-lhe a total liberdade para a realização desta obra, tendo sido a pedido deste último, explicando que a sua vida talvez se aproximasse do fim. Tendo consciência da sua existência polémica, Steve pretendeu assim evitar que após a sua partida alguém viesse a escrever mentiras sobre ele. Se tiverem o interesse e a possibilidade, prefiram a versão internacional à portuguesa. Esta que li é de capas duras, de grande qualidade de impressão e encadernação e com fotos a preto e branco e em papel couché no seu interior, coisa que a versão traduzida não tem, com grande estranheza, pois pelo seu preço não se percebe.

Não querendo adiantar nada sobre o seu conteúdo, apenas que adorei ler esta obra, tendo ficado ainda mais maravilhado com o senhor Jobs. É uma obra honesta e credível, até porque a maioria das suas palavras não abona muito em função do visado. O próprio Steve Jobs recusou sempre ler o livro antes de estar disponível para venda, para não condicionar o trabalho do biógrafo. Este pretendia lê-lo apenas passado um ano de estar à venda, mas infelizmente não lhe foi possível, pelos motivos que todos nós sabemos. Será que iria gostar do que sobre ele foi escrito? Não sei…eu quero acreditar que sim, pois a sua vida é algo digno de orgulho. Todos nós erramos e apesar de ter sido um dos maiores génios de sempre, era apenas um ser humano.

Descansa em paz Steve!

Relacionados: