As vidas dos outros

Das Leben der Anderen – As vidas dos outros

Desde muito novo que sou um apaixonado pela sétima arte e por isso gostaria de partilhar convosco alguns dos filmes que mais me marcaram. Para a première desta minha secção cinematográfica no Blogue, escolho um dos melhores filmes do cinema europeu, que não me canso de ver e rever quando a oportunidade surge.

Capa do filme As vidas dos outros

Capa do DVD do filme As vidas dos outros

Este filme junta vários temas pelos quais me interesso muito. Por um lado a Guerra Fria e o seu impacto na antiga Alemanha de Leste antes da queda do muro de Berlim, e por outro a vida difícil dos escritores e agentes culturais, pois nunca foi fácil coabitar com regimes políticos ditatoriais e com mão pesada na caneta da censura. No outro vértice deste triângulo está uma intensa história de amor, que vem tornar ainda mais denso o argumento. Das Leben der Anderen, ou A Vida dos Outros, título adoptado em Portugal, é um excelente filme da escola alemã, com nota 8.5 no IBDB, que foi realizado em 2006 por Florian Henckel von Donnersmarck, também autor do argumento, e que foi galardoado com vários prémios, dos quais se destaca o reconhecimento da Academia com um Oscar de melhor filme estrangeiro.

Um filme desconcertante que retrata a realidade “fria” de uma Alemanha de Leste oprimida pela polícia política, a Stasi, e pelos intrincados interesses instalados do poder comunista na RDA (República Democrática Alemã). O drama circula em torno de uma das personagens principais da película, o agente da Stasi Gerd Wiesler, que foi interpretado por Ulrich Mühe (na foto em cima), um brilhante actor que infelizmente partiu passado um ano da estreia do filme (em 2007). Wiesler é um frio e implacável agente desta polícia, domina as artes da escuta clandestina e dos penosos interrogatórios, algumas das principais armas da Stasi para incriminar e “caçar” os detractores do regime, e fora incumbido de realizar uma investigação sobre um casal de Berlinenses famosos no mundo da cultura contemporânea alemã, o escritor Georg Dreyman (Sebastian Koch) e a actriz Christa-Maria Sieland (Martina Gedeck). A missão do agente é simples: encontrar provas que incriminem o casal. Contudo Wiesler não irá ter uma tarefa fácil e acaba por desempenhar um papel determinante no desenrolar dos acontecimentos.

As vidas dos outros - cartaz

As vidas dos outros – cartaz

 

Não pretendo falar mais sobre este magnífico filme, pois espero que o vejam e não vos quero estragar o factor surpresa. O único senão, é que por ser alemão, obriga-nos a ficar um pouco presos às legendas, mas prometo que vale a pena, pois não vão ficar indiferentes a este drama.

Espero que gostem!

Relacionados: