Pampilhos
Uma das minhas memórias de infância! Os pampilhos! Não sei qual o nome técnico desta flor, talvez Margaridas…mas nós por cá chamávamos-lhes pampilhos! E que belos colares fazíamos!O tempo tem vindo a melhorar. Depois do valente temporal que me colocou “fora do mapa” por uns dias, eis que chegam as tardes soalheiras, se bem que o frio ainda se faz sentir, como seria de esperar de um mês de Fevereiro.
Contudo por aqui os prados já estão floridos e repletos destas peculiares flores de pétalas brancas. Malmequeres ou Pampilhos, não sei se noutras localidades terão outro nome, mas é este que eu e as minhas primas utilizávamos em criança. Íamos para os nossos quintais e apanhávamos as flores, para depois e com o auxílio de um fio e uma agulha, fazermos colares de causar inveja aos Havaianos!
O cheiro característico destas flores, que também ocorrem em amarelo, mas essas ainda não despontaram, era fabuloso. De facto uma das minhas melhores memórias de criança, onde nós brincávamos com o que havia, de uma forma muito diferente das crianças de agora. Não digo que fosse melhor, mas sem dúvida era divertido.
E quer este sinal da natureza dizer que a minha estação preferida se prepara para chegar! Já falta pouco para a Primavera!
Comentários recentes